terça-feira, 6 de setembro de 2011

A Leitura e sua Importância

Ler é uma atividade bem mais complexa do que parece.Se, por um lado, ela pode ser compreendida como reconhecimento e identificação de sinais, por outro, inclui o processo de interpretação do que está além do literal.
   Assim como a linguagem pode ser gestual, oral e escrita, a leitura também vai além do universo da palavra. Podemos fazer a leitura de um gesto, de um olhar, de um modo de caminhar, de uma pintura, de um estilo de roupa, assim como de um texto escrito ou oral.
   Lemos de tudo o tempo todo. Como afirma o escritor argentino Alberto Manguel, “lemos a nós e o mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Ler, quase como respirar, é nossa função essencial”.
   No mundo em que vivemos, a leitura perpassa cada uma de nossas atividades, individuais e coletivas. Verbais, não verbais ou mistos, os textos estão presentes e se cruzam incessantemente em meio ao nosso dia-a-dia.
   Dessa forma, não se pode negar a importância e o valor das habilidades de leitura para o ser humano. É por meio de textos que convivemos com outras pessoas, esclarecemos nossas opiniões, transformamos nossos pontos de vista e até modificamos comportamentos alheios.
   Mas, para isso realmente ocorrer, não basta produzir e receber textos. É preciso saber relacioná-los e compreendê-los em meio a determinados contextos sociais. Uma frase de efeito, por exemplo, pode não obter o mesmo êxito comunicativo dependendo das pessoas as quais ela é proferida.
   Essa habilidade de interpretação textual sempre foi fundamental para a evolução humana. Porém, com o desenvolvimento da internet e das diversas tecnologias de informação disponíveis, a competência leitora se tornou algo primordial para quem deseja crescer tanto no âmbito pessoal como profissional.
   Como afirmou o escritor americano John Simon, “Tudo vem da linguagem, pela linguagem e através da linguagem. Quem não tem uma linguagem nada tem. Sem palavras, não podemos pensar, interagir, expressar sentimentos. É com elas que deixamos nossa marca no mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário