quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VARIAÇÕES LINGUISTICAS

Língua viva Brasileira
Verônica de Barros de Andrade/Naira da Silva Anhaia

Tangerina ou bergamota
Todos amam
Todos gostam

Comida ou bóia
Todos comem
Como jibóia

Cachorro ou cusco
Quase levei
Um susto

Cinturão ou guaiaca
Gosto de usar
Uma bombacha

Carne moída Ou guisado
Vamos logo
Fazer um ensopado.

versos




guisado ou
carne moída
vamos logo
fazer a comida.

fui na loja
pra comprar
1 calção e também
aproveitar a liquidação.

café da manha
pequeno almoço
vamos logo
fazer um esforço.

ir os pés ou
fazer coco
vamos logo
na casa do vovô.

pequi ou piqui
é fruta gostosa
então vamos
comer aqui.


aipim ou
mandioca
vou logo
ponhar na paneloca.






Versinho
Peruca Ou Capachinho
Vou Logo Dar 1 Jeitinho.

Maio Ou Maiozinho
Vou Dar 1 Pulinho.
versos

Dinaine
Lanchonete
lancheteria
gosto de ir
todo dia

brigadeiro brigadeirão
gosto de montão

casadinhos parecem
dois pombinhos

cusco e cachorro maluco

bóia e comida
vamos matar a fominha
bergamota e tangerina
essa fruta e docinha

guri e menino lá no Sul do Brasil

pão cassetinho pão Frances
como tudo de uma vez

as flores são linda
delas a primavera e bonita
todo mundo te espera

eu amo a flor mas
gosto do gira sol
eu amo a primavera do fundo do meu coração


Versos
Carolina

Brigadeirinho brigadeira
gosto tanto e como de
montão

borboletinha
borboletão
voa sem precisão

lanchonete
lanchonetinha tem tanta latinha
de farinha

pão pãozinho gosto tanto
e meu visinho

vitamina vintão
tem pouco na
mão

padeiro
gosta de massa sem
coração

jaquetinha jaquetão
esquenta de
demontão

florzinha florzão
gosto tanto do
seu perfumão





Pará
Língua Viva
GUILHERME
Acolchoado: coberta normalmente feito de lã de carneiro.
Aceiro: terreiro limpo para evitar a propagação de fogo.
Alimentadores: ônibus o provenientes dos bairros que alimenta nos terminais.
Alugado: pessoa metida.
Amarra: trava suco das frutas que ainda estão verdes.
Arregaço: algo bom que está levando vantagem.
As meias: repetir pela metade geralmente pelas despesas.
Azeite: óleo de soja.
Baia: casa
Tocando
Igor

Batente
ou trabalho nosso que chato

acolchoado
não tom frio então vou
toma banho no rio!!!

boina ou boné vamos
dar um role!!!

guisado ou carne moída
vamos logo faze uma
comida
Poesia Do Espelho
LUAN

poesia do espelho
é como eu
passa por
diante do espelho
não vi meu quarto
com os suas estantes
nem este meu rosto
ande escorre o tempo


ANTES ERA AGORA É
Verônica

Ancião ou coroa - veio
mentira - caô
saquei - tô ligado
fofoca - ti-ti-ti - babado
cafona - brega
de montão - pracarai!
Ave Maria - affff!
Alisamento - chapinha
Tem certeza? - Ha! Fala sério!
Peituda - siliconada
bunduda - popozuda
atlético - sarado.

Verso
Emily

Hoje eu comi guisado no almoço.
O guri come no almoço guisado e depois ele vai aos pés na patente.
Ontem minha mãe teve um bebe, ele é um guri e ele ganhou uma boina do São Paulo.


FRASE PARA SINOP

Sinop e o município que eu vim morar uma cidade bonitinha e boa de trabalhar.

****************************************************
Para Sinop
um envelope para minha cartinha foi comprar, mas na loja não havia as palmas
que lhe quero dar.

Carolaine



versos
CAROLAINE
lanchonete lancheteria
vamos logo
comer uma
bananinha.

brigadeiro brigadeirão
é muito gostosão.

casado casadinhos
olha La os dois
noivinhos.

geléia geleinha
nossa como é ruisinha.

cachorro ou cusco
nossa absurdo.

menino ou pia
vamos comemorar.

macaxeira ou mandioca
que nasceu
dentro da oca.

mosquito ou mosquitão
não pica não.

legal ou maneiro
vamos pro estrangeiro.

antipo ou asfaltamento
nossa que nojento.

semaforozinho semaforozão
vamos dar uma iluminação.

gol ou golo
parece ate um cachorro.

amarra ou trava
nossa que massa.

alimento alimentão
vamos comer de montão.

animalzinho animalzão
vamos os salvar da extinção.










O PASSEIO
NAIRA
Certa vez eu fui na casa da minha amiga
Lá em recife.ela me chamou para ir na lancheretia
Eu fiquei pensando o que e lancheretia
Dai ela me levou para lanchonete
Ai que eu fui entender .
Comemos e fomos embora chagando em casa
Ela me chamou para fazer negrinho do sul
Eu falei o que e isso é uma coisa bem gostosa.
Ela fez e eu vi era brigadeiro, daí eu comi até
Doer minha barriga daí nós fomos passear
E passou um homem e apertou ela e ela
Falou: _para de me acochar e eu falei:
_que acochar é apertar
Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm que confusão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário